quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

MUSCULAÇÃO E EMAGRECIMENTO



Sabemos que a musculação é uma ótima aliada à perda de peso, se combinada com exercícios aeróbicos e uma dieta equilibrada então, os resultados serão potencializados.
Porém vejo muitas pessoas preocupadas em emagrecer e acreditam que a musculação atrapalha no processo de emagrecimento, pois mesmo que haja uma perca na porcentagem de gordura corporal, há também um aumento da massa magra, podendo não apresentar a perca de peso na balança.
Devemos tentar entender que emagrecer saudavelmente não significa perder peso na balança, e sim o aumento da massa magra e conseqüentemente uma diminuição da taxa de gordura corporal, e é exatamente isso que a musculação faz.
Muitos estudos já foram realizados e confirmaram que a prática da musculação acelera o metabolismo favorecendo a queima de gorduras, estimula a síntese de proteínas musculares melhorando sua estética a as funções do aparelho locomotor.
Com relação á gasto calórico numa caminhada moderada de 60min, por exemplo, você pode eliminar de 200 á 300kcal que as mesmas quantidades podem ser eliminadas em apenas 30min de musculação (dependendo do gasto metabólico individual e a intensidade do treino).
Após o exercício aeróbio nosso organismo leva cerca de 1 hora para voltar ao normal, onde eliminamos entre 10 e 15 calorias. Quem faz musculação tem o metabolismo 12% mais acelerado no pós-treino e até 15 horas depois esta taxa continua 7% mais alta.
Pra entender melhor: Como os músculos queimam mais calorias do que a gordura, quanto mais desenvolvidos eles estiverem, mais calorias vamos queimar ao estar, por exemplo, apenas sentados a ver televisão! Enquanto cada 1 kg de músculo queima aproximadamente 78 calorias por dia, cada 1 kg de gordura queima cerca de 4,5 calorias por dia.

Treine com pesos! Você além de emagrecer, vai conquistar um corpo sequinho, definido e com curvas bem desenhadas! Mas não esqueça: para obter resultados satisfatórios é extremamente necessário que você tenha uma dieta equilibrada voltada para seu tipo físico, rotina e objetivos!
Daniele Balas – Personal Trainer e consultora esportiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário